segunda-feira, 19 de março de 2012

Tua

No fim de semana passado realizou-se um acampamento em manifestação contra a construção da barragem do Tua. Mesmo com pouca água no rio, juntámo-nos à causa em representação dos canoístas portugueses; em representação do Curte a Vida e do CCABP.


No sábado descemos a primeira parte do percurso clássico, desde a Brunheda até ao Amieiro, em grupo com 2 rafts da Bastos Radical. Um percurso lindo num cenário pouco comum em Portugal que vai ficar submerso se a barragem avançar. Apesar de ter pouca água a navegação era perfeitamente realizável e, luta à parte, ainda deu bons momentos dentro de água.


Durante a tarde juntámo-nos à manifestação na Foz do Tua. Manifestação muito pacífica com um policiamento claramente excessivo que chegava a resultar em desentendimento da gnr. O estado avançado da obra leva a crer que será difícil travar a barragem mas nunca é tarde para lutar e mostrar o desagrado.


No domingo seguimos para um percurso a montante e descemos da Ribeirinha ao Abreiro. A evolvente do rio também única e algumas passagens um pouco animadas fazem valer a pena visitar o percurso. Sem carros a mais a logística foi feita a pé pela linha o que deixa uma grande pena de estar desativada mas leva a novas ideias.

Esperemos que a barragem ainda possa ser cancelada. Caso isso não aconteça, até alagar espero visitar o local muitas mais vezes.


Sem comentários: